quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Acupunctura estética

Tradicionalmente reconhecida como especialidade médica no tratamento de dores crónicas, a acupuntura começa já a ganhar importância numa outra área: a estética. Cada vez mais mulheres procuram especialistas para tratar celulite, gordura localizada, estrias, acne, rugas de expressão e outros incómodos que fazem toda a diferença na vaidade feminina.
Usar as agulhas da acupuntura em benefício da beleza não é de modo algum uma técnica nova. Foi descoberta na década de 70 por um médico chinês durante o tratamento de um paciente com paralisia facial. O médico observou que o lado do rosto tratado com as agulhas ficou mais sedoso e mais macio que o lado não tratado. E foi assim que a técnica chinesa mais uma vez ganhou mais adeptos.
De acordo com os acupunturistas, é possível reduzir até 5 cm da gordura localizada e praticamente eliminar a celulite e estrias, especialmente as mais recentes. "No caso da estria, a agulha é colocada sob a pele, na região da estria, para estimular a produção de colágeno. Isso vai fazê-la desaparecer", afirmou o médico Hong Jin Pai, director do Colégio Médico de Acupuntura.
No caso de gordura localizada e celulite, os especialistas usam a eletroestimulação das agulhas no local a ser tratado. "Colocamos cerca de oito agulhas e estimulamos eletronicamente. Elas atingem o núcleo adiposo e 'dissolvem’ a gordura, que vai para os canais linfáticos e é eliminada pela urina", explicou a dermatologista Maria Assunta, acupunturista responsável pelo sector de estética no ambulatório de acupuntura do Hospital São Paulo.
Como funciona
As agulhas são inseridas nos pontos-chave e presas por electrodos que emitem choques suaves e indolores na musculatura.
Indicação
Celulite, gordura localizada, olheiras, rugas, marcas de expressão e rejuvenescimento.